Especialistas ministraram palestras na sexta-feira (14/7) e abordaram diversos conceitos sobre as melhores práticas no dia a dia de trabalho

A GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais, reuniu seus servidores efetivos, estagiários, comissionados e conselheiros na Universidade Don Domênico, na sexta-feira (14/7), para o curso “Ética e Compliance no setor Público”.

A iniciativa da Escola de Previdência orientou e capacitou a equipe durante todo o dia sobre importantes assuntos, como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), assédio moral, Compliance (conformidade com os padrões, leis, regulamentos e conduta ética específicos do setor), conduta do servidor público quanto a licitações, atendimentos, informações e redes sociais.

Pela manhã, a capacitação ficou a cargo de Rita de Kassia de França Teodoro, procuradora-chefe da Câmara Municipal de Santos. Ela abordou diversos conceitos envolvendo a Ética no serviço público. “Todos acompanharam muito atentos, muito compenetrados, querendo saber sobre o assunto, o que denota que há um comprometimento de todos com essa mudança de cultura, para que os planos de integridade sejam executados e que a ética seja o valor principal de atuação dos servidores de toda a autarquia, isso é muito importante. Quero parabenizar a GuarujáPrev pela iniciativa porque os treinamentos e capacitações estão dentro dessa visão de integridade e da atuação ética no serviço público, isso reverte em um melhor atendimento à população e uma melhor eficiência do órgão público”, afirmou.

Na segunda parte do curso, o Controlador Geral da Prefeitura Municipal de Guarujá, Zaqueu Elias da Silva Ferreira, tratou de Compliance. Ele, que também integra a autarquia como membro do Comitê de Investimentos, complementou os conceitos apresentados pela manhã. “Trouxemos questões importantes sobre gestão pública, questões éticas de como realizar o serviço de maneira legal. Pela manhã, tivemos a parte teórica. À tarde, complementando o conteúdo, tivemos a aplicação desses conceitos, de uma forma que o dirigente consiga passar isso para todos os funcionários, e que eles consigam absorver e executar suas tarefas da melhor forma possível, evitando erros, sanções futuras e atender o nosso público-alvo, que são os segurados, da melhor forma possível, com eficiência e eficácia”, completou.

O diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva, fez um balanço positivo do curso. “Todos que integram a autarquia foram convidados a participar, para que pudessem absorver o mesmo conhecimento e para que tenhamos o máximo de eficiência e eficácia na prestação do serviço na autarquia sem nenhuma distinção. A presença foi maciça e pudemos absorver conceitos fundamentais para o serviço público”, disse. “Quero agradecer à Câmara Municipal de Santos, pela cessão da palestrante, à Universidade Don Domênico pela sala de aula e estrutura, e à Prefeitura de Guarujá por ceder o Controlador Geral. Foi um dia bastante proveitoso e que será revertido em um atendimento ainda melhor para nossos segurados”, finalizou.

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