Município tem um dos melhores regimes próprios de previdência do país
Guarujá Previdência garante nota A em regularidade previdenciária em índice de regularidade do Ministério da Economia
Os servidores públicos municipais de Guarujá possuem um dos regimes próprios de previdência mais sólidos do Brasil segundo o Indicador de Situação Previdenciária – ISP-RPPS. O identificador é calculado com base nas informações e dados constantes de registros do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social – CADPREV e dos relatórios, informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais exigidos pela Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, bem como informações dos Certificados de Regularidade Previdenciária – CRP e certificações institucionais obtidas no Pró-Gestão RPPS.
O indicador, divulgado pela Secretaria de Previdência – SPREV, vinculada ao Ministério da Economia aponta que a Guarujá Previdência, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, alcançou a classificação “A”, entre os melhores institutos de grande porte no índice de regularidade previdenciária.
Vale destacar que a Guarujá Previdência já tem sua gestão certificada no nível 1 do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos RPPS – Pró-Gestão RPPS, programa também de responsabilidade do Ministério da Economia que avalia práticas de gestão corporativa dos regimes próprios de previdência social.
“O servidor público de Guarujá tem motivos para se orgulhar da gestão do seu RPPS. Essa nota A é prova da constatação da Secretaria de Previdência de que estamos cumprindo todos os requisitos legais e desempenhando a nossa missão de garantir os benefícios previdenciários agora e no futuro”, diz o diretor-presidente da Guarujá Previdência, o também servidor Everton Sant’ ana.
Em Guarujá, o regime próprio de previdência social (RPPS) foi criado em 2012, com o advento da lei complementar municipal nº 135 e a migração do regime jurídico dos funcionários públicos da cidade. Desde então, a autarquia tem garantido o Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP – para o município, documento importante para garantir repasses federais e outras transferências de recursos.
Vale destacar que, embora tenha ficado com a nota máxima (nota “A”) em quatro índices (Regularidade Previdenciária, Envio de Informações, Suficiência Financeira e Acumulação de Recursos), a autarquia recebeu a nota “B” no índice de Gestão e “C” no índice de Cobertura Previdenciária. Sendo assim, no quadro geral de situação previdenciária, a nota final da autarquia (uma média) foi “B”. Mais informações e o resultado completo do ISP-RPPS você pode encontrar clicando aqui.