Capacitação é sinal de modernização e preparo dos profissionais para os novos desafios do setor previdenciário

No período de 13 a 17 de maio, a Guarujá Previdência, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, promoveu um curso presencial para certificação em investimentos, direcionado aos membros do Comitê e Núcleo de Investimentos da autarquia. A capacitação, com carga horária de 40 horas, contou com a participação de 15 servidores municipais, incluindo representantes da Administração Direta (Prefeitura Municipal de Guarujá), Administração Indireta (servidores da própria autarquia) e do Poder Legislativo (servidores da Câmara Municipal de Guarujá).

O curso foi ministrado nas dependências da Guarujá Previdência pela empresa Criando Valor Educação Executiva Ltda., contratada para prestar serviços de educação previdenciária. O conteúdo programático foi cuidadosamente elaborado para atender às exigências da Versão 1.3 do Manual de Certificação Profissional do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), abordando temas essenciais como gestão atuarial, compliance, ética, instrumentos de renda fixa e variável, teoria moderna das carteiras, alocação de ativos e gestão de risco.

A iniciativa cumpre os objetivos da autarquia de oferecer capacitações constantes aos seus servidores e dirigentes, aprimorando seus conhecimentos e habilidades. Esse trabalho permanente ajuda a assegurar aos segurados um RPPS atualizado e preparado para enfrentar os novos desafios do setor previdenciário no mercado financeiro.

Próximos Cursos

A GuarujáPrev continuará com seu programa de capacitação nos próximos meses, oferecendo módulos de nível básico, intermediário e avançado, conforme o direcionamento planejado. Confira abaixo o cronograma para cada público-alvo:

DirecionamentoFormatoTipoNívelHoras AulaData Prevista
Membros do Comitê/Núcleo de InvestimentosPresencial Curso para Certificação em InvestimentosAvançado40 horas13 a 17 de maio
Membros do Conselho Deliberativo, Fiscal e Demais ServidoresPresencial Curso para Certificação em InvestimentosBásico24 horas 01 a 03 de julho
Membros do Conselho Fiscal  Presencial Curso para Certificação em InvestimentosIntermediário24 horas19 a 21 de agosto
Membros do Conselho Deliberativo Presencial Curso para Certificação em InvestimentosIntermediário24 horas23 a 25 de setembro
Gerentes e Presidência da GuarujáPrevPresencial Curso para Certificação em InvestimentosAvançado24 horas02 a 04 de outubro

A necessidade da capacitação visa atender às exigências do Nível IV do Manual do Pró-Gestão RPPS e ao planejamento anual da Escola de Previdência, visando a qualificação contínua dos profissionais envolvidos no RPPS. A capacitação é crucial para o cumprimento dos requisitos mínimos de qualificação pessoal e técnica, conforme estabelecido pela Lei nº 9.717/1998 e suas alterações.

Além de garantir a certificação profissional dos dirigentes, conselheiros e membros do Comitê de Investimentos, os cursos também promovem a atualização constante dos conhecimentos, alinhando os profissionais da Guarujá Previdência às melhores práticas do mercado. Dessa forma, a autarquia assegura uma gestão eficiente e transparente dos recursos previdenciários, beneficiando diretamente seus segurados.

Com iniciativas como esta, a GuarujáPrev reafirma seu compromisso com a excelência na gestão previdenciária, proporcionando aos servidores e dirigentes as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios do setor e garantir a sustentabilidade dos planos previdenciários.