Guarujá Previdência é destaque em congresso estadual de regimes próprios
Autarquia demonstrou profissionalização da gestão e transparência em workshop sobre programa de certificação
Por Jeferson Peres

A presidente da autarquia (canto direito) e autoridades falaram sobre os desafios dos institutos de previdência no Brasil em congresso realizado em Santos, no litoral de São Paulo
A Guarujá Previdência, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Guarujá, marcou presença no 13º Congresso Estadual da APEPREM (Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios), realizado em Santos, nos dias 24, 25 e 26 de abril.
Nos três dias de evento, que contou com a presença de autoridades e representantes de institutos de todo o país, foram discutidos temas importantes para os regimes próprios de previdência, como a PEC 287 (proposta de Reforma da Previdência enviada pelo governo federal e atualmente em debate no Congresso Nacional) e o Pró-Gestão, programa da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda que incentiva a modernização da gestão dos regimes próprios de previdência, entre outros.
Apresentando o workshop “Pró-Gestão: Casos de Sucesso no RPPS”, a presidente da autarquia, Célia Rodrigues Ribeiro, pôde demonstrar que o instituto está prestes a alcançar todos os requisitos de governança corporativa e educação previdenciária exigidos pelo programa. “A Guarujá Previdência, mesmo com menos de 5 anos de criação, já está qualificada com boas práticas de gestão e transparência”, disse a economista.
Para os conselheiros e funcionários do quadro próprio da autarquia, foi a chance de discutir temas previdenciários e trocar informações com outros institutos. “Às vezes nos deparamos com problemas que acreditamos serem peculiares da nossa autarquia mas em eventos como esse percebemos que outros institutos já enfrentaram questões semelhantes. Aqui conseguimos experiência e conhecimento para levar para a gestão da nossa previdência”, explica a conselheira de administração Rosângela Andrade da Silveira.