Servidores, conselheiros e segurados da autarquia participaram da qualificação “Investimentos para RPPS – Análise além da Resolução CMN 4963”, ministrada por Rodrigo Machado Costa

O mercado de investimentos vive em constante mudança, com alterações de cenários e surgimento de oportunidades mais rentáveis a cada dia. Para capacitar os servidores, conselheiros e segurados sobre essa importante parte da gestão de RPPS, a GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais de Guarujá, realizou nos dias 18 e 19 de junho o curso “Investimentos para RPPS – Análise além da Resolução CMN 4963”, no auditório do Sinderv Guarujá, em Vicente de Carvalho.

A capacitação ficou a cargo de Rodrigo Machado Costa, um dos profissionais mais reconhecidos e capacitados do mercado previdenciário, ex-gestor do RPPS de Porto Alegre graduado em Ciências Contábeis pela UFRS, com MBA em Finanças pela Universidade Leonardo da Vinci e Especialização em Moderna Teoria Econômica Aplicada pela Business School da George Washington University (GWU) – EUA, além de várias certificações RPPS pelo Instituto Totum e Ancord e Anbima.

Durante dois dias, aproximadamente 50 profissionais da GuarujáPrev conheceram em detalhes as principais estratégias de como fazer a gestão dos ativos em Fundos de Investimentos em Renda Variável, incluindo a análise de cenários da economia, avaliação de rentabilidade, investimentos no exterior, entre outros itens. “A questão dos investimentos não é tão simples de se compreender, muitas vezes o mercado não responde como a gente imaginava, mas é importante a gente entender todo esse sistema. Nesses dois dias a gente tentou trazer esse conteúdo de uma forma mais descomplicada. A gente entendendo como funciona essa lógica muitas vezes se torna mais fácil até para a gestão de recursos na nossa vida pessoal”, afirma Machado Costa.

Priscila Navarro, presidente da Grid Investimentos (empresa responsável pelo treinamento), enfatizou a importância da qualificação nessa área. “Os investimentos são como o coração do RPPS. Você como gestor precisa ter uma preocupação e um cuidado com as aplicações, para que no futuro o instituto consiga ter recursos para pagar as aposentadorias e as pensões. Então é fundamental capacitar a equipe, trazer o conselho para ter mais informação, para conseguir saber exatamente as coisas que estão acontecendo no mercado, para tomarem as melhores decisões”.

O presidente do Sinderv Guarujá, Zoel Siqueira, parabenizou a GuarujáPrev pela iniciativa. “Para mim é uma satisfação, como presidente do sindicato, oferecer esse espaço para a qualificação, porque são fundamentais essas novas demandas. Todos nós somos preocupados com o nosso futuro, o futuro da GuarujáPrev, e realmente a transparência na gestão dos recursos é extremamente importante”.

Capacitação permanente

Presente nos dois dias de capacitação, o diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva, fez questão de reconhecer o esforço e envolvimento de todos os profissionais da autarquia nessa e em outras qualificações. “É exatamente por esse esforço de todos os participantes da Guarujá Previdência que nós estamos no Nível IV de Pró-gestão, que é o nível máximo de reconhecimento de uma gestão eficiente. Nacionalmente, somente cinco regimes próprios têm esse nível e estamos falando de um universo de mais de 2 mil RPPS. Isso mostra que a nossa gestão é diferenciada, mas o nosso servidor, conselheiro e segurado são os verdadeiros protagonistas do regime e entendem que precisam se capacitar. O servidor preparado para cuidar do seu presente e do seu futuro, com o conhecimento, é o diferencial da GuarujáPrev”, afirmou.

De acordo com Edler, a autarquia hoje tem mais de R$ 1,2 bi alocados, fruto dos 11 anos das contribuições previdenciárias da parte dos servidores e da parte patronal. “Esses valores são investidos em vários fundos de investimentos e títulos públicos. A cada seis meses fazemos um estudo de fluxo de pagamentos de benefícios, projetando atuarialmente também para 75 anos à frente, porque a gente tem que buscar esse equilíbrio. E estamos em situação superavitária no fundo previdenciário, em parte pela qualidade dos nossos investimentos. Vamos continuar investindo na educação previdenciária, na participação de eventos e na propagação do conhecimento, porque é isso que vai garantir nossa segurança na tomada de decisões sobre os investimentos e tranquilidade na hora de conceder cada benefício para os nossos servidores”, completou.