Evento aconteceu no Gabinete do Executivo Municipal e reuniu titulares, suplentes e lideranças municipais

O gabinete do Executivo Municipal de Guarujá, no Paço Moacir dos Santos Filho, recebeu lideranças e autoridades municipais na manhã de quinta-feira (1/6) para a solenidade de posse dos titulares e suplentes dos Conselhos de Administração e Fiscal da GuarujáPrev, autarquia responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais.

Os conselhos são órgãos de fundamental importância na autarquia. Além de deliberar sobre as diretrizes estratégicas da instituição, compete aos colegiados monitorar os trabalhos da Diretoria, atuando como elo entre esta e os segurados do RPPS. Os conselheiros empossados terão mandato até 2027.

A primeira a discursar no evento foi a presidente do Conselho Fiscal da autarquia, Darci Pereira Macedo, que lembrou a responsabilidade dos conselheiros que chegam em bem representar os servidores públicos municipais. “Não percam de vista a autarquia. Quem tem poder de fiscalizar somos nós, os servidores, os verdadeiros responsáveis pela GuarujáPrev. É lá que está investido o nosso dinheiro e é de lá que vamos tirar o nosso sustento quando mais precisarmos. Parabéns a todos, e espero que possamos fazer um trabalho cada vez melhor”.

Fábio Renato Aguetoni Marques, Procurador Jurídico na Prefeitura de Guarujá e Presidente do Conselho de Administração da GuarujáPrev, sintetizou em uma palavra a missão dos novos integrantes do colegiado. “A palavra de ordem é desafio: uma relação institucional altiva com os órgãos de fiscalização e controle, buscar uma reforma previdenciária satisfatória, que confira dignidade e segurança nos investimentos, a busca constante pelo aprimoramento nos serviços, na concessão de benefícios e uma visão cooperativa e crítica. Somos interlocutores com o funcionalismo e com a sociedade. Nosso trabalho é muito importante”.

O Secretário Municipal de Gestão Administrativa, Luciano de Moraes Rocha (Tody), fez um breve cumprimento aos presentes e anunciou a realização futura de novo concurso público para preenchimento de diversas funções na Prefeitura, destacando a importância de uma boa aposentadoria para os servidores que completam o serviço público. “Em nome da Administração, o nosso muito obrigado aos conselheiros empossados hoje por aceitarem esse desafio com muito afinco”.

Também fez uso da palavra, para parabenizar os novos conselheiros, a presidente do Sindicato dos Professores de Escolas Públicas Municipais de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba (Siproem), Joanice Gonçalves.

Planejamento e conquistas

O diretor presidente da GuarujáPrev, Edler Antonio da Silva, fez um breve histórico dos últimos anos, destacando todo o trabalho de planejamento que culminou com as recentes conquistas do RPPS de Guarujá, que hoje se encontra entre as principais autarquias previdenciárias do País, com mais de R$ 1 bilhão em investimentos e situação financeira superavitária.

“Temos muita responsabilidade, somos protagonistas e os heróis da nossa história. Sendo nós, servidores públicos, os maiores interessados, a estrutura de governança da GuarujáPrev foi pensada para ser ocupada por servidores efetivos, como um símbolo de responsabilidade com nosso futuro”, diz Edler, anunciando que cinco servidores concursados assumiram seus cargos no primeiro dia de junho, para agilizarem processos administrativos e um atendimento ainda melhor para os segurados.

“O servidor de Guarujá é altamente qualificado e quando ele está comprometido com um objetivo, o trabalho sempre dá ótimos resultados. A responsabilidade que foi conferida a nós está sendo cumprida e agradeço a todos pelo apoio nessa tarefa”, completou.

O prefeito Válter Suman parabenizou a autarquia pelos ótimos resultados, destacando que a próxima grande conquista do RPPS já saiu do papel, a construção da sede própria da GuarujáPrev, em terreno doado pelo Executivo e com processo licitatório já iniciado para escolha da empresa que fará a obra. “Sou servidor público com orgulho e ao longo desses sete anos o que tem prevalecido é o diálogo com os servidores. Aos novos conselheiros, sintam-se corresponsáveis. Cada servidor conta com o trabalho de vocês para que a segurança e sucesso da nossa previdência seja uma constante”.

Confira a seguir os novos conselheiros da GuarujáPrev para o período 2023-2027:

ELEITOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – ATIVOS – EXECUTIVO

Anderson dos Santos Bernardes (Titular)

Gustavo Guerra Dias (Suplente)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – ATIVOS – LEGISLATIVO

Anderson Souza do Nascimento (Titular)

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO – INATIVOS

José Sebastião dos Reis (Titular)

Cheila Marise Baptista Ramos (Suplente)

CONSELHO FISCAL – ATIVOS

Charles Wellington Alves (Titular)